O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, reuniu-se hoje, 23, com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP) e com os novos integrantes da Comissão, para estabelecer uma interlocução mais forte entre a OAB e a Comissão nesta nova Legislatura. Na reunião, os parlamentares pediram o apoio da OAB na apreciação e debate de projetos relevantes para a sociedade, como o da Reforma Política e dos novos Código de Processo Civil (CPC) e de Processo Penal (CPP) e nos debates de interesse da sociedade civil. "O objetivo é fazer com que as matérias que a CCJ da Câmara debate e aprova sejam muito bem debatidas com a participação dos advogados do país. A OAB é uma instituição muito importante e o Parlamento brasileiro é responsável pela formulação das leis. Esse trabalho combinado pode ajudar muito o pais", afirmou João Paulo Cunha.

Ophir saudou os deputados presentes à reunião e garantiu o interesse da OAB de prestar sua colaboração como interlocutora da sociedade no debate das grandes demandas legislativas. Ophir lembrou que eventuais tensões que surgirão são naturais e fazem parte do processo democrático. No entanto, são importantes para o debate altivo e transparente das novas leis.

"A OAB estará bastante presente nesta Legislatura, seja criticando seja opinando, sugerindo ou elogiando. A Ordem tenta representar o sentimento da sociedade brasileira no sentido de brigar por uma cidadania, uma Justiça e um Parlamento fortes", afirmou Ophir, que esteve acompanhado na reunião do secretário-geral da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Entre os projetos que são de principal interesse da advocacia e que tramitam na Câmara são os de reforma do CPC e do CPP, a questão da reforma política, a aplicação do Simples Nacional aos advogados e projetos sobre as férias dos juízes e de fortalecimento do CNJ.

Também participaram da reunião, no gabinete do presidente da CCJ, os seguintes deputados federais: Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA, primeiro vice-presidente da CCJ); Vicente Cândido (PT-SP, segundo vice-presidente da CCJ); Cesar Colnago (PSDB-ES, terceiro vice); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); Gabriel Guimarães (PT-MG); Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA); Gabriel Chalita (PSB-SP); Esperidião Amin (PP-SC); e Delegado Protógenes (PCdoB-SP).

Fonte: OAB