O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, acompanhado da diretoria da entidade, fará hoje, 14, às 14h30min, em Curitiba (PR), o lançamento da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada pelo Conselho Federal da OAB naquela capital, de 20 a 24 de novembro deste ano.
 
 
O evento acontecerá no Museu Oscar Niemeyer e para ele estão convidados os conselheiros federais da OAB, membros honorários vitalícios e presidentes das 27 Seccionais da entidade nos estados e Distrito Federal, além de advogados de todo o país e autoridades. Promovida pela OAB Nacional trienalmente, a Conferência pretende reunir milhares de advogados e estudantes de Direito e contará com participação de renomados conferencistas do Brasil e do exterior.
 
 
O tema central da XXI Conferência Nacional dos Advogados será "Defesa das Liberdades, Democracia e Ética". Conforme Ophir Cavalcante, sob essa temática a OAB pretende discutir uma preocupação que não só é histórica e fundamentalmente importante para a sociedade brasileira, mas também muito atual em outras partes do mundo sedentas de democracia e de liberdades – como apontam as revoltas populares em curso no Oriente Médio e África.
 
 
Além disso, observa o presidente nacional da OAB, o tema guarda consonância  e vem em sequência à discussão sobre "Estado Democrático de Direito x Estado Policial – dilemas e desafios de duas décadas de Constituição", que foi desenvolvido na XX Conferência  Nacional dos Advogados – realizada de 11 a 15 de novembro de 2008 em Natal (RN).
 
 
A Conferência deve reunir 114 palestrantes nacionais e internacionais. Uma festa, na noite de 20 de novembro (domingo), marcará o início das atividades. A sessão solene de abertura será realizada no dia 21 (segunda-feira), às 9h, no Teatro Positivo. As palestras e eventos paralelos serão realizados no espaço do Expo Unimed Positivo.
 
 
Fonte: OAB