O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante  participará amanhã, 31, em Brasília, do lançamento da edição 2011 do Anuário da Justiça Brasil. A data do lançamento foi remarcada de hoje para amanhã em virtude do falecimento do ex-vice-presidente, José Alencar. A publicação traz em suas 308 páginas as principais informações sobre as pessoas que decidem e as decisões que foram tomadas em 2010 no âmbito da cúpula do Judiciário brasileiro. Da leitura do anuário, e a partir de episódios como a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado ou a extradição do italiano Cesare Battisti, chega-se à conclusão que o Judiciário tem sido o mais atuante dos poderes da República. "Mais do que nunca, coube à Justiça dizer a última palavra nas grandes controvérsias nacionais", afirma Maurício Cardoso, editor executivo do Anuário. O lançamento será às 18h30 de amanhã na Praça do Servidor, em Brasília.

O Anuário da Justiça faz uma radiografia completa do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores como o Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar. Além dos perfis biográficos dos 94 ministros que atuam nestes tribunais. A publicação traz também a descrição de como funcionam e quais as tendências de pensamento jurídico predominantes em cada unidade de julgamento das cortes. Com ilustrações do consagrado cartunista Spacca, o Anuário da Justiça foi produzido pela revista eletrônica Consultor Jurídico e terá tiragem de 20 mil exemplares.

Fonte: OAB