O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, esteve presente à solenidade de lançamento da Campanha Nacional em Defesa do CNJ, lançada ontem, 21, pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.

A solenidade contou ainda com a presença de outros 11 presidentes de seccionais: Wadih Damous (Rio de Janeiro); Homero Mafra (Espírito Santo); Jarbas Vasconcelos (Pará), Saul Quadros (Bahia), Leonardo Avelino Duarte (Mato Grosso do Sul), Cláudio Stabile (Mato Grosso), Claudio Lamachia (Rio Grande do Sul); Florindo Poersch (Acre); Antonio Fábio Barros de Mendonça (Amazonas); Mário Macieira (Maranhão); e Henrique Mariano (Pernambuco).

Toda a diretoria da OAB Nacional também prestigiou o evento: além de Ophir, o vice-presidente Alberto de Paula Machado; o secretário-geral Marcus Vinicius Furtado Coêlho; a secretária-geral adjunta Márcia Melaré Machjado e o diretor tesoureiro Miguel Cançado.

A campanha também contou com a adesão de outra entidade de peso da sociedade civil: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presente ao ato na sede da OAB. Além da entidade religiosa, o movimento teve  apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), além de diversas Seccionais e dos 81 conselheiros federais da OAB. Os membros honorários vitalícios da entidade dos advogados Marcelo Lavenère Machado (que representou a CNBB), Rubens Approbato e Cezar Britto, também prestigiaram o lançamento da campanha.

Os representantes da OAB no Conselho Nacional de Justiça, Jefferson Kravchychyn e Jorge Hélio Chaves; e no Conselho Nacional do Ministério Público, Adilson Gurgel e Almino Afonso, também estiveram presentes à solenidade de lançamento da Campanha Nacional em Defesa do CNJ. Na ocasião, Kravchychyn  inclusive leu carta enviada pela corregedora nacional de Justiça do CNJ, ministra Eliana Calmon, na qual ela  manifesta seu apoio à campanha. Também o conselheiro do CNJ José Adonis, que representou a ANPR, participou do evento.

Diversos dos 81 conselheiros federais presentes à sessão de lançamento da Campanha foram à tribuna em apoio à decisão do presidente nacional, Ophir Cavalcante, cujo discurso foi aplaudido de pé. Logo após seu pronunciamento, Ophir concedeu a palavra ao autor da proposta para realização da Campanha – a qual foi aprovada unanimemente pelo Pleno do Conselho Federal da OAB – , conselheiro federal pelo Piauí, Noberto Campelo. Ele explicitou os objetivos da ideia e fez a defesa da importância do controle social exercido pelo CNJ.

Obs: Com informações do site da OAB Nacional.