A OAB-CE e a Associação Cearense dos Magistrados (ACM) publicaram nos jornais de Fortaleza Nota Pública em repúdio pela falta de segurança pública no Ceará, em particular no interior do Estado.

A nota, assinada pelos presidentes da OAB-CE e ACM, respectivamentre, Valdetário Andrade Monteiro e Marcelo Roseno de Oliveira, cobra uma postura firme do poder público no combate à criminalidade.

Embora reconheçam a eficácia de alguns programas governamentais, as duas entidades defendem "medidas radicais, rápidas e enérgicas para proteger a sociedade".

Confira a seguir a íntegra da Nota Pública.

NOTA PÚBLICA

A violência no interior do Ceará, que se sabia alarmante, tem chegado a níveis inimagináveis, alcançando inclusive prédios nos quais funcionam sedes de Fóruns da Justiça Comum, que deveriam ser seguros e invioláveis. Nesta semana, foi no Município de Independência (região dos Inhamuns), onde, segundo noticiado, bandidos invadiram as dependências do Banco do Brasil, localizadas no mesmo prédio em que funciona a sede da Comarca, colocando em risco a vida dos agentes públicos que ali atuam, bem assim de cidadãos que servem dos serviços jurisdicionais.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, e a Associação Cearense de Magistrados, preocupadas com o estado de insegurança, cobram uma postura firme do Poder Público em relação ao combate à criminalidade no Estado. As duas entidades alertam publicamente para a ineficiência das políticas públicas de combate à violência que vêm sendo implementadas pelos governos federal, estadual e municipais, contrapondo-se ao atual desenvolvimento econômico do País. Embora reconheçam a eficácia de alguns programas governamentais, as entidades defendem, portanto, medidas radicais, rápidas e enérgicas para proteger a sociedade.

A Seccional Ceará da OAB e a Associação Cearense dos Magistrados se solidarizam com a família do advogado Edilmar Ribeiro Duarte, bem assim com os demais agentes públicos e cidadãos que foram constrangidos diante da investida criminosa, e repudiam o ato de violência que os moradores da cidade de Independência foram obrigados a vivenciar.

Fortaleza, 01 de abril de 2011

Valdetário Andrade Monteiro