A OAB-CE instala às 9 horas de amanhã, na Sala do Conselho (rua Lívio Barreto, 668), o Fórum Estadual Permanente em Defesa da Justiça, com a participação de representantes de entidades civis organizadas e do poder público. O evento integra o movimento "Justiça Já", lançado no fim do ano passado pela entidade.

O Fórum é um espaço aberto de acompanhamento de atuação do Poder Judiciário através da realização de seminários e debates envolvendo os diversos segmentos da sociedade civil. O evento integra o movimento “Justiça Já” lançado pela OAB-CE em dezembro do ano passado em decorrência do levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aferiu ser de 89,9% o índice de congestionamento no Estado. Uma estatística “lamentável”, segundo o advogado Edimir Martins, conselheiro da OAB-CE e coordenador do movimento.

Segundo Edimir, as deliberações provenientes dos encontros mensais que serão realizados pelo Fórum serão encaminhadas para os líderes do Executivo Federal e Estadual, na forma de pauta de sugestões para a problemática.

Ontem, no encerramento do II Mutirão Carcerário do Ceará, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aponta problemas no Judiciário cearense denunciados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, desde o ano passado. Em dezembro de 2010, a OAB-CE lançou o movimento Justiça Já, em defesa da Justiça. Na ocasião, a entidade denunciou problemas na Vara de Execuções Penais, que tem apenas um juiz, reduzido número de servidores na Capital e Interior e o excessivo número de terceirizados prestando serviço nas Comarcas. Na maioria delas, inclusive, os funcionários são cedidos pelas Prefeituras e Câmaras Municipais.