O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, elogiou hoje, 25, a atitude tomada pela União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), que organizou uma eleição e selecionou um auditor como candidato para concorrer à vaga que será aberta após a aposentadoria do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, vaga esta pertencente à Câmara dos Deputados. A medida foi enaltecida por Ophir, que defende uma nova forma de escolha dos integrantes dos Tribunais de Contas e entende que o novo modelo deve ser amplamente debatido junto à sociedade em razão das nobres funções que recaem aos Tribunais de Contas.

"É preciso acabar com a idéia de que as vagas no TCU são sempre preenchidas por políticos que não se elegeram ou destinadas a nomeações exclusivamente políticas. A sociedade precisa travar essa discussão, medida que conta com todo o apoio da OAB", afirmou Ophir. Na reunião, a atual presidente da Auditar, Bruna Mara Couto, entregou a Ophir Cavalcante o edital contendo as regras que foram utilizadas na referida seleção, para conhecimento da OAB. Também participou da reunião o auditor Eduardo Dodd Gueiros, que será o próximo presidente da Auditar. Ele entregou o convite de sua posse ao presidente nacional da OAB, que será realizada no próximo dia 2, no auditório da sede do TCU, em Brasília.

Fonte: OAB