A crise na saúde pública de Fortaleza foi tema do pronunciamento do deputado Danilo Forte na sessão desta segunda-feira, 2, da Câmara dos Deputados. O parlamentar destacou o incêndio no Hospital Instituto Dr. José Frota, o terceiro em menos de um ano, no terceiro andar da unidade onde se localizam o centro cirúrgico e a sala de recuperação obrigando  a direção do IJF a retirar os doentes para as calçadas e ruas do entorno do Hospital.

 

Danilo chamou a atenção para o laudo técnico do Corpo de Bombeiros que aponta curtos circuitos na rede elétrica como causa dos incêndios. Para o parlamentar fica clara a falta de manutenção e prevenção no maior hospital de Fortaleza com graves prejuízos para a população.

 

Danilo Forte citou dados da Comissão de Saúde da OAB-CE que, no ano passado, fez um diagnóstico consistente da saúde no Ceará, apontando a Rede Frotinha – Parangaba, Messejana, Antônio Bezerra e centro, como a mais precária, com superlotação em que pacientes são acomodados em macas e cadeiras nos corredores das unidades.

 

Sofrem os pacientes, sofrem os profissionais de saúde, vítimas da falta de condições de trabalho, do espaço físico inadequado, do mau aparelhamento dos hospitais que comprometem a qualidade do atendimento e até a integridade física dos funcionários, disse o deputado. Na opinião de Danilo, o caos no IJF é mais visível por ser o maior hospital de Fortaleza, mas não é o único a padecer pela incompetência das autoridades municipais. O parlamentar citou a Santa Casa de Misericórdia que tem para receber da prefeitura 4 milhões de repasses do SUS. A dívida teve que ser parcelada em 15 vezes e somente no final do mês de abril, o município pagou a primeira parcela. A Santa Casa oferece 220 leitos para atendimento do SUS e poderia oferecer 400 leitos se os repasses fossem feitos com regularidade, o que certamente diminuiria a superlotação do IJF.

O caos na saúde de fortaleza será agravado a partir de hoje com a greve dos servidores do Hospital Walter Cantídio e da maternidade Escola que paralisaram as atividades reivindicando aumento salarial, adicional de insalubridade e aumento no vale refeição. Danilo disse  que o quadro de saúde pública em fortaleza é preocupante, sendo necessária e urgente uma  união do Governo Federal, do Estado e do município para uma solução imediata. Danilo conclamou uma reunião tripartite dos entes para discutir o “caos da saúde pública em Fortaleza”.