"Estamos fazendo história no momento em que reunimos as instituições públicas para prestar serviços à nossa população. Instaladas em praça pública, sem burocracia". A afirmação foi feita pelo desembargador federal José Antonio Parente da Silva, diretor da Escola Judicial e representando a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, durante a abertura do Programa Mundos do Trabalho na Praça 3, na manhã desta terça-feira, dia 24 de maio.

Ele ressaltou a importância do evento para a sociedade cearense, especialmente pelas parcerias estabelecidas entre as instituições federais, estaduais e municipais que, até o próximo sábado, vão estar no Centro de Fortaleza, prestando serviço à comunidade como, por exemplo, emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, bolsa de emprego on-line, oficinas temáticas, programas de qualificação, benefícios e outras atividades. A solenidade de abertura foi iniciada com a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros, na qual estiveram representantes de todas as instituições envolvidas na programação.

ATENDIMENTO

Um dos primeiros a ter atendimento na terceira edição do Mundos do Trabalho na Praça foi o trabalhador Wilson Carneiro dos Santos, que procurou o estande do IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho em busca de emprego na profissão de porteiro ou de serviços gerais. Ele elogiou o programa, principalmente porque não precisou sair de casa de madrugada (ele mora na Parangaba) para ser atendido. "Aqui, o atendimento foi muito rápido e já estou inscrito para conseguir emprego", afirmou satisfeito.

Além do atendimento na Praça do Ferreira, a programação do Mundos do Trabalho na Praça também vai ocupar espaços no entorno, como o Auditório da ACI – Associação Cearense de Imprensa, Centro Cultural do Banco do Nordeste, Museu do Ceará, Sobrado José Lourenço e SESC Centro com palestras e oficinas nos dias 25, 26 e 27 de maio. Nesta segunda-feira, foi realizada, no auditório da Universidade Estadual do Ceará- UECE, a oficina com o tema "Aprendizagem profissional e protagonismo juvenil" e no SESC Centro aconteceu a palestra sobre "Alimentação do Trabalhador".

Fonte: TRT7