O concurso para preenchimento de 14 vagas de juiz federal substituto da 5ª Região, que está sendo executado pela Comissão do XI Concurso Público do TRF5 e pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), registrou um recorde de 4.782 inscritos. A seleção anterior foi realizada em 2009 e teve 3.217 inscrições. Os candidatos serão submetidos à prova objetiva seletiva na primeira etapa, que será realizada no dia 5 de junho. A outra fase constará de duas provas escritas, sendo uma discursiva com dissertação e quatro questões, e outra com duas sentenças (de natureza cível e penal), previstas para serem realizadas nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

A terceira fase constará de sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e psicotécnico. Na quarta etapa, uma prova oral e, por fim, avaliação de títulos. Com exceção da terceira etapa, serão exigidos conhecimentos sobre as seguintes áreas do Direito: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Financeiro e Tributário, Ambiental, Internacional Público e Privado, Empresarial, Econômico e de Proteção ao Consumidor. Nas provas da segunda (escritas) e da quarta etapa (oral) também fará parte do programa o conteúdo sobre noções gerais de Direito e Formação Humanística. A prova objetiva seletiva e as escritas serão realizadas nas cidades de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife. As demais etapas acontecerão no Recife. O edital pode ser conferido no Portal do TRF5: www.trf5.jus.br.

Fonte: TRF5