O lançamento nacional da campanha "Crianças – e Adolescentes – Primeiro! – Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente" foi realizada na última quinta-feira, 12, no Centro de Atenção Integrada à Criança e do Adolescente Maria Felício Lopes, em Fortaleza.

O evento contou com a participação de cerca de 300 alunos que receberam em primeira mão a publicação especial elaborada pelo caricaturista e escritor Ziraldo e a apresentação da banda de música CAIC Dunas, do Circo Escola Conjunto Palmeiras, e do espetáculo "Os Bufões".

Diversas autoridades da esfera federal e local também participaram do lançamento. Entre elas, a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Silveira, a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira, a presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais e Defensora Pública Geral do Ceará, Francilene Gomes, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Fábio Ivo.

Nesta primeira edição, cerca de 50 mil cartilhas serão distribuídas durante as atividades desenvolvidas pelas associações estaduais e defensorias públicas em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio à crianças e adolescentes.

A campanha "Crianças – e Adolescentes – Primeiro! – Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente" é uma parceria da Anadep com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais e Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Educação em Direitos, criado pela Anadep em 2009, e que visa democratizar as informações acerca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e da função do Defensor Público, aliado a um trabalho de educação jurídica da população carente de recursos e de conhecimentos acerca de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Fonte: Anadep