A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) sabatinou e aprovou, por maioria, a indicação do desembargador Lazaro Guimarães para compor o Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP). A sabatina, realizada hoje em Brasília, iniciou com o depoimento do senador relator Cícero Lucena (PB) e foi endossada pelo senador pernambucano Armando Monteiro Neto. “Procurarei cumprir com rigor e alegria as tarefas que me forem atribuídas. Trata-se de uma incumbência de muita relevância, pois o CNMP abrange os MPs de todos estados do país, da União, do Trabalho e Federal. Terei uma importante missão social pela frente”, declarou o desembargador. A CCJ também aprovou para compor o Conselho o nome do promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, Tito Souza do Amaral. O mandato dos novos conselheiros será para o biênio 2011/2013, contados a partir de agosto.

Experiência – Baiano, Lázaro Guimarães possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Salvador – Ucsal (1976) e mestrado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap. Começou a vida profissional na área jurídica em 1977, como promotor de justiça da Comarca de Mutuipe (BA). Tornou-se juiz federal em 1982, mesmo período em que passou a atuar como professor de Direito na Ucsal. Atualmente, é o desembargador mais antigo desta Corte – está no TRF5 desde a sua criação, em 1989 – e é professor da Unicap e da Faculdade Mauricio de Nassau. O nome do magistrado foi indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ainda será submetido a aprovação do Plenário, para então ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: TRF5