O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e o coordenador do movimento “Justiça Já”, Edimir Martins, participaram de “Café da Manhã com Magistrados”, evento promovido pela Associação Nacional dos Magistrados do Estado (Anamages). O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 26, no Hotel Holliday Inn, no Aterro da Praia de Iracema, e teve o objetivo de promover debates entre magistrados, advogados e Ministério Público acerca de questões pertinentes às categorias.

Durante a reunião, o presidente da Anamages, Antônio Sbano, abordou temas relacionados ao atual cenário da justiça estadual, como: a federalização do poder judiciário (PEC N° 190); democratização interna do judiciário, com veto direto dos magistrados para a escolha dos órgãos diretivos do Fórum Clóvis Beviláqua; implantação das varas recém criadas; concursos públicos para magistrados e servidores; e digitalização e virtualização dos processos das varas.

Sbano falou, ainda, sobre a deficiência estrutural da justiça do Estado e disse que a profissão de advogado consiste na arte de fazer milagres, referindo-se à desvalorização da carreira, diante das inúmeras dificuldades encontradas pelos operadores de direito no mercado de trabalho. Ao final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de tomar a palavra e fazerem deliberações acerca do que foi discutido.

“A OAB-CE preocupa-se com a atual situação em que se encontra o judiciário cearense. Nós, advogados que fazemos parte da administração da justiça, vivemos do exercício profissional da advocacia. Se a justiça não funciona, a advocacia também deixa de exercer seu papel fundamental de braço social do judiciário. Neste encontro, propomos a união entre advogados, magistrados e MP para apresentar uma agenda positiva de funcionalidade da justiça estadual”, pontuou o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

O coordenador do “Justiça Já” propôs a criação de  documento contendo a assinatura dos presentes a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com proposituras exigindo a rápida resolução  para a  morosidade do poder judiciário do Ceará.

“Por isso que chamamos o movimento da OAB-CE de “Justiça Já – Não dá mais para esperar”, pois estamos cansados de tanto esperar para que a justiça seja feita aos cidadãos cearenses”, declarou Edimir Martins.

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Krentel, elogiou a atuação da OAB-CE na luta por celeridade na justiça e reiterou a importância da união de todas as partes envolvidas nesse processo. “Todos nós buscamos a mesma coisa. O Fórum Estadual Permanente em Defesa da Justiça, criado pela OAB-CE, está a serviço de todos nós. Devemos, portanto, trabalhar juntos para buscarmos algo concreto”, disse.

“A OAB-CE tem a capacidade de estabelecer diálogo com magistrados, advogados e com a sociedade por meio de suas manifestações e movimentos que são, absolutamente, legítimos”, salientou o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Marcelo Roseno.

Estiveram, ainda, presentes ao evento, o deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), o procurador geral adjunto do Estado, Paulo Iran Studart, e o conselheiro da Anamages, Wotton Ricardo, além de diretores da OAB-CE, advogados, magistrados e procuradores de justiça do Estado.