Movida pela indignação, ante a covardia de pistoleiros e demais criminosos que agem nas áreas rurais do Estado, a Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) designou uma comissão especial para acompanhar as investigações e o processo na Justiça do caso Adelino Ramos (o Dinho) – líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), executado a tiros na frente da esposa e das filhas na última sexta-feira (27), em Vista Alegre do Abunã, na tríplice fronteira de Rondônia com o Acre e Amazonas. Na manhã de hoje (30) o presidente da Seccional, Hélio Vieira, esteve com o delegado Francisco Borges Neto, adjunto da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Vida (DECCV), para declarar apoio ao trabalho dos investigadores e se inteirar sobre o andamento do inquérito.

Durante a visita, Hélio Vieira afirmou que a OAB-RO, enquanto entidade que trabalha pelo bem da sociedade, com uma advocacia forte e autônoma, cumpre o nobre dever de defender a ordem e a justiça. "Daremos apoio à polícia e ao Ministério Público para que o assassinato de Adelino Ramos não fique impune. O objetivo é que o caso seja emblemático, para que execuções de líderes comunitários não sejam acontecimentos comuns", frisou.

Adelino Ramos foi assassinado a tiros quando vendia verduras em uma feira livre, em Vista Alegre do Abunã. O crime ocorreu na última sexta feira. O agricultor ainda chegou a ser socorrido com vida e disse o nome do homem que o baleou, "Ozeas". Ainda na sexta, a Polícia Civil iniciou as investigações. Como Adelino vinha denunciando extração ilegal de madeiras e havia sofrido ameaças de morte, não está descartada a hipótese de crime de pistolagem. Para as investigações, além do acompanhamento da OAB-RO, a polícia de Rondônia conta com o apoio das polícias do Acre e Amazonas.

Fonte: OAB