O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Teodoro Silva Santos, destacou, durante discurso de posse nesta sexta-feira (29/04), que a “sociedade cobra cada vez mais uma Justiça ágil, dinâmica e engajada”.

 

Ele afirmou que assume o cargo com plena consciência das novas dimensões e dos desafios. Para ele, o magistrado tem por função principal distribuir Justiça e, nesse sentido, é um “artesão solitário”. Ele entende que a magistratura tem o dever de se reinventar, tornando-se uma “engrenagem social e capaz de fazer frente aos conflitos inéditos”.

 

Assegurou que desempenhará as funções com determinação. “Nesses quase vinte anos de vida ministerial abracei a defesa incondicionada do Estado Democrático de Direito e a convicção platônica da superioridade do Governo das Leis sobre o governo sempre passageiro dos homens e que agora levo para a magistratura”.

 

Ressaltou que a Constituição é a treliça que sustenta as instituições da República. “É insensato o magistrado que dela se afasta”. De acordo com ele, é a Constituição que protege, em definitivo, todas as classes de indivíduos, em todo tempo e sob toda circunstância.

 

Teodoro Silva Santos agradeceu o apoio da mãe, Alaíde Silva Santos. “Como muitas nordestinas, é um modelo de coragem e estoicismo. Em seu heroísmo anônimo concebeu dezoito filhos e os criou com retidão”. Também demonstrou gratidão ao irmão, juiz Raimundo Nonato Silva Santos, “excelente companheiro de longa e sofrida jornada”.

 

Fonte: TJCE