Após cerca de um mês de investigação, inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), sob o comando do delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, prenderam, ontem, um homem acusado de falsificar variados tipos de documentos. Com o paulista Marcelo Ribeiro da Cruz, 39, os policiais civis apreenderam de folhas de cheques a carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além disso, conforme as investigações da DDF, Marcelo Cruz também falsificava cédulas de identidades e de habilitação, Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), extratos bancários, receitas médicas, comprovantes de energia elétrica, entre outros documentos. "Encontramos armazenados no computador dele arquivos para a fabricação e venda de kits para outros estelionatários aplicarem golpes no comércio", disse. O acusado foi detido pelos inspetores Paulo Florentino e Carlos quando saía de uma loja de produtos de informática, situada na Avenida Bezerra de Menezes.

Na casa dele, no bairro Antônio Bezerra, foram apreendidos um notebook, uma impressora e vasta documentação falsa. Marcelo, que já havia sido preso em São Paulo, foi autuado em flagrante por falsificação de documentos públicos e privados, uso de documentação falsa, falsidade ideológica e petrechos para falsificação.

Alerta

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, alertou para que os cidadãos, quando quiserem descobrir se a carteira da OAB apresentada é falsa ou não, chequem se o documento possui um chip de autenticação. "Em seguida, eles devem acessar o site da OAB-CE e clicar no link ´Certidão Negativa dos Advogados´ para verificar a validade do número de inscrição impresso no carteira", disse.

Fonte: Diário do Nordeste (texto e foto)