A OAB-CE vai contratar empresa para realizar pesquisa de mercado e analisar se os salários de advogados praticados por escritórios/empresas estão compatíveis com a proposta da Comissão dos Advogados Empregados de aplicação de um piso ético para advogado empregado.

O projeto de criação do benefício prevê o pagamento em valor correspondente ao seguintes números de Unidade Advocatícia (UAD): 40,6330 para Trainee; 46,4378 para Junior I;  52,2426 para Junior II; 58,0474 para Pleno I; 69,6568 para Pleno II; 81,2794 para Pleno III; 92,8758 para Sênior I; 104,4854 para Sênior II; 116,0948 para Sênior III; 104,4854 para Supervisor; 116,0948 para Coordenador/Assessor Jurídico; 127,7042 para Chefe de Setor Jurídico. Atualmente o valor de uma UAD é de R$ 50,00 que deverá ser multiplicado pelos números supracitados para obter-se o valor do salário correspondente em Reais.

A comissão sugere que o piso ético seja reajustado anualmente a partir do ano subseqüente no mês correspondente ao da publicação da resolução, pela variação acumulada do INPC nos doze meses imediatamente anteriores ou com referência à Tabela de Honorários da OAB Ceará, com base no novo valor de UAD anual.

Após a pesquisa, o projeto será encaminhado para análise no Conselho Seccional. Sendo aprovado, o piso ético vai compor a tabela de honorários da OAB-CE. De acordo com a presidente da Comissão, Sheila Dantas Bandeira de Melo, é obrigação da Ordem dos Advogados do Brasil garantir a dignidade e o respeito aos advogados e, conseqüentemente, à advocacia.

“Não podemos negligenciar o apoio para estes colegas sacrificados que trabalham arduamente, com responsabilidade que a profissão requer, sujeitando-se a cargas horárias que muitas vezes ultrapassam os limites legais, levando trabalho para casa ou ficando até tarde na empresa ou escritório para no fim do mês receber salário aviltante, que sequer dar para manter uma família em padrões médios para sua condição intelectual”, ressaltou Sheila Melo.

Na foto, Sheila Dantas Bandeira de Melo entre o presidente e o secretário geral da OAB-CE, respectivamente, Valdetário Monteiro e Cleto Gomes.