O interesse comum une os diferentes. Com este princípio norteador foi instalado, durante reunião de trabalho na manhã desta quinta-feira, dia 16 de junho, no gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, o CTJ – Comitê de Trabalho e Justiça que, a partir de agora, passa a discutir questões supra-institucionais afetas à Justiça do Trabalho.

Participaram da reunião de instalação do Comitê de Trabalho e Justiça, o presidente do TRT/CE, desembargador Cláudio Soares Pires, o secretário-geral da OAB/CE, Cleto Gomes, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 7ª Região, Nicodemos Fabrício Maia, a vice-presidente da CAACE – Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Katianne Wirna Cruz Aragão, a juíza do Trabalho Gláucia Monteiro, representando a Amatra VII – Associação dos Magistrados do Trabalho do Ceará, o presidente da Atrace – Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará, Marcelo Pinheiro, a presidente do Sindissétima – Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da Sétima Região, Heloísa de Siqueira Felício.

“Nós vamos discutir os grandes temas, com relevância no mundo do trabalho, e as questões que envolvem as instituições aqui reunidas. Queremos ser um grupo de estudo e debate dessas grandes questões, com um papel animador junto a toda a comunidade para que a sociedade também discuta esses temas”, afirmou o presidente do TRT/CE, desembargador Cláudio Pires, indicando que a pauta das reuniões deve prever temas como acidentes de trabalho, com campanha lançada recentemente pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho, ou campanhas de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil, como vem sendo feito pelo Ministério Público do Trabalho.

Desta forma, o Poder Judiciário do Trabalho no Ceará se reúne com representantes dessas entidades para debaterem assuntos relacionados com os avanços e serviços da Justiça do Trabalho e os desafios a serem vencidos nos próximos anos, com apoio de outras instituições ligadas ao setor trabalhista.

Os integrantes do Comitê de Trabalho e Justiça terão uma agenda de reuniões mensais, em locais diversificados, com pauta delineada para analisar e programar medidas visando melhorar a prestação de serviços à população do Ceará. O secretário geral da OAB/CE, Cleto Gomes, elogiou a iniciativa de criação do referido Comitê e anunciou que a instituição sempre tem engajamento em ações que visem melhorar o atendimento à população. “No tempo presente, por exemplo, a OAB/CE está se mobilizando para que sejam contratados cerca de 500 estagiários de Direito para atuação junto aos órgãos da Justiça no Ceará para acelerar o trâmite de processos”, concluiu o dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil. A próxima reunião do Comitê de Trabalho e Justiça está marcada para o próximo dia 15 de julho.

Fonte: TRT7