Em sessão ordinária da OAB-CE nessa terça-feira, 21, o presidente da entidade, Valdetário Monteiro, empossou membros das comissões de Direito Administrativo, de Defesa do Consumidor, de Estudos Constitucionais, de Direito Previdenciário e de Estudos Tributários.

“Vocês agora fazem parte de uma comissão e espero que dentro delas possam continuar exercendo a cidadania e a ordem que a Casa impõe”, ressaltou Valdetário Monteiro.

O presidente da OAB-CE recebeu os onselheiros federais Danilo Mota e Jardson Cruz para prestação de contas. Houve recomendação para criação da Comissão de Acompanhacmento Legislativo, tendo por objetivo acompanhar todos os assuntos que dizem respeito à profissão do advogado, como férias, prerrogativas, exames de ordem etc.

“É sempre bom esse retorno à OAB-CE, pois me faz lembrar da época em que estava aqui. E é recomendação do nosso presidente Ophir Cavalcante que estejamos sempre interagindo com os Conselhos Estaduais”, destacou Danilo Mota.

Os conselheiros federais afirmaram que novas regras para as eleições da Ordem estão sendo estudadas, para que todos possam votar, inclusive os presidentes das Seccionais. Haverá a Lei da Ficha Limpa, onde aqueles candidatos que tiveram um passado sujo não possam se eleger e que o advogado com três anos de formado possa integrar as Comissões. Ressaltaram também a grande quantidade de Faculdades de Direito que fogem às regras e não podem ser absorvidas.

“Proponho à OAB-CE abrir um espaço no jornal da entidade para o Conselho Federal, onde poderá ser colocado todas as notícias de caráter importante para todos os advogados”, sugeriu Jardson Cruz.

A OAB-CE colocou-se à disposição para liberar o espaço e propôs que fosse feita prestação de contas mensalmente e, que em todo encontro, fossem distribuídos para os advogados e Seccional os jornais e panfletos do Conselho Federal, para todos ficarem por dentro dos assuntos mais importantes.

Aconteceu também debate sobre a questão polêmica da abolição do terno e gravata para o exercício da advocacia. Alguns conselheiros foram contra e outros a favor.