Os representantes do Ceará no Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jardson Saraiva Cruz e José Danilo Correia Mota, defenderão o apoio da entidade às Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 386/2009 e 33/2009, durante reunião do colegiado nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Brasília (DF).

O assunto foi tema de reunião entre os conselheiros e os delegados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Fátima Medina e Salomão de Castro, nesta quinta-feira (30 de junho).

As PECs preveem a retomada do diploma de graduação em Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista e constam na pauta de discussões da próxima reunião do chamado "Conselhão" da OAB. O encontro teve como mediadora a assessora de imprensa da OAB-CE, Suzete Nocrato.

Ao longo do encontro, os delegados do Sindjorce junto à FENAJ, que também integram o Grupo de Trabalho (GT) do Diploma, expuseram aos conselheiros da OAB toda a trajetória das duas PECs, que tramitam na Câmara Federal e no Senado. Ambos entregaram aos conselheiros cópias das Propostas 386/2009 e 33/2009 – cujos autores são, respectivamente, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), tendo ainda como relatores o deputado federal Maurício Rands (PT-PE) e o senador Inácio Arruda (PCdoB).

Após o esclarecimento de questões que expuseram aos dirigentes sindicais, Jardson Cruz e Danilo Correia Mota anteciparam que defenderão o apoio institucional da OAB às matérias no encontro da próxima semana. "Já era favorável à causa mesmo antes do encontro que tivemos hoje, porque o jornalismo é uma atividade que tem que ser regulamentada e precisa de profissionais qualificados", enfatizou Danilo Correia Mota. "A regulamentação da profissão é um direito da categoria", avaliou Jardson Cruz. Ao final do encontro, ambos manifestaram apoio às PECs do Diploma usando adesivos na lapela.

Os delegados do Sindjorce junto à FENAJ fizeram um balanço positivo da reunião. Fátima Medina destacou o interesse que os conselheiros manifestaram em buscar subsídios para a defesa das Propostas junto aos representantes dos demais estados no Conselho Nacional da OAB. "Eles irão para a reunião da Ordem com bastante embasamento para defender as PECs", destacou.

Salomão de Castro, que coordena o GT do Diploma na região Nordeste, destacou que sindicatos de jornalistas de todo o país estão promovendo atividades semelhantes, buscando sensibilizar os diversos membros do "Conselhão" da OAB. "O engajamento da Ordem representará um passo importantíssimo na luta pela retomada do diploma", destacou.