O do ex-presidente da OAB-CE Luis Cruz de Vasconcelos faleceu neste sábado pela manhã, segundo informou seus familaires. O corpo foi velado na Funerária Eternus às 13hs e o sepultamento aconteceu no Parque da Paz, às 17hs.

O advogado Luís Cruz de Vasconcelos foi presidente da OAB-Ceará de 10 de novembro de 1977 até 31 de dezembro de1985.

Advogado, professor da UFC, autor de diversas obras, Luis Cruz foi também presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE.

Uma das maiores realizações do ex-presidente Luís Cruz de Vasconcelos foi a construção da sede própria da OAB.

Ele assumiu a presidência da Ordem pela primeira vez em 1977 e, preocupado com o futuro da entidade, deflagrou grande movimento pela sede própria.

A obstinação de Luís Cruz em construir uma sede própria logo contagiou a todos. Foram feitos vários movimentos para arrecadar fundos e, em 1979, a OAB conseguiu comprar, na avenida Pontes Vieira, 2666, o terreno onde seria construída sua futura sede, local em que está instalado hoje a Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac).

O sonho do terreno já estava concretizado, mas a direção da OAB-CE ainda precisava obter recursos para construir a tão desejada sede própria. Por determinação do então presidente Luís Cruz de Vasconcelos, foi implantada a chamada “economia de guerra”, para que os recursos recebidos pela Ordem fossem destinados prioritariamente para a sede.

O contrato com a construtora Elipse, uma das mais evidentes na época, logo foi assinado e representava que de uma vez por todas a OAB-CE teria sua primeira sede própria.

O prédio foi inaugurado com uma grande festa em 11 de agosto de 1984, Dia do Advogado.