A presidente da República Dilma Rousseff nomeou o advogado Almino Afonso para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2011/2013. Sua nomeação, juntamente com a de outros membros, foi publicada no Diário Oficial da União. O nome de Almino Afonso foi um dos indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para novo mandato junto ao CNMP, a partir de agosto próximo.

O outro advogado indicado pela OAB para o mesmo Conselho é Adilson Gurgel de Castro, que foi sabatinado pelo Senado no último dia 4 de julho. Criado pela Reforma do Judiciário em 2004,  o CNMP é integrado por 14 conselheiros, dois dos deles representando a OAB (além do presidente da entidade, que tem assento com direito a voz), e presidido pelo procurador-geral da República.

Fonte: OAB