O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta sexta-feira (08/07), a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva. A solenidade foi conduzida pelo presidente da instituição, desembargador José Arísio Lopes da Costa, e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.

"Egressa que sou dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, não posso me furtar de expressar o meu imenso contentamento de ser o primeiro membro oriundo de uma dessas unidades judiciárias a tomar assento nesta augusta Corte de Justiça", afirmou a magistrada.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira fez o discurso de saudação à nova integrante do TJCE. "Com a posse de mais um membro, este egrégio Tribunal completa o ciclo de sua atual reorganização, com o preenchimento do quadragésimo terceiro assento, medida necessária em prol da requalificação da Justiça cearense", ressaltou.

Maria Iraneide Moura Silva foi eleita em abril deste ano, pelo critério de merecimento. Ela assumiu na vaga do desembargador Celso Albuquerque Macedo, que se aposentou em janeiro de 2011.

AUTORIDADES

O desembargador convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, esteve presente à solenidade e destacou as qualidades da nova integrante do TJCE. "Trata-se de uma excelente magistrada que, com certeza, irá enriquecer o Tribunal de Justiça".

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, ressaltou o trabalho de Maria Iraneide junto aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. "Ela desempenhou um papel de destaque nos Juizados e agora vai trazer um pouco de sua experiência para a Corte de Justiça", disse.

Também participaram da solenidade o ministro aposentado do STJ, Vicente Leal; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho; o procurador geral adjunto do Estado, José Leite Jucá Filho; a procuradora de Justiça Ozenilda Maria Fernandes de Oliveira; o secretário adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, entre outros.

PERFIL

Maria Iraneide Moura Silva é natural de Sobral. Ela ingressou na magistratura em setembro de 1986, assumindo a Vara Única da Comarca de Pereiro. Em junho de 1991, foi removida para Coreaú, passando posteriormente pelas Comarcas de Independência, Pentecoste e Baturité. Em março de 1996, foi promovida para o 15º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), sendo removida, em outubro de 1998, para o 16º JECC.

Fonte: TJCE