A Comissão de Defesa e Assistência do Advogado da OAB-CE criou subcomissões especializadas com o objetivo de dar respostas mais rápidas aos advogados e advogadas cearenses que procuram a CDAA para a solução de ofensas à suas prerrogativas. A subcomissão de Prerrogativas do Advogado Criminalista é presidida por Carlos Rebouças, vice-presidente da CDAA.

 

A ausência da juíza da 5ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, Cristina Maria Monteiro Barros, vem prejudicando os advogados criminalistas que ali circulam. A magistrada não realizou nenhuma audiência em 2011, e, nas poucas vezes que compareceu à vara, criou problemas com os serventuários e profissionais do direito que acompanham processos na comarca. Já ocorreram desde agressões físicas e verbais aos serventuários a ameaça de prisão a uma advogada.

 

A subcomissão de Prerrogativas do Advogado Criminalista esteve reunida com a desembargadora corregedora, Edite Bringel Olinda Alencar, em 20 de julho. A finalidade foi acompanhar o andamento dos cincos processos que tramitam na Vara para apurar as condutas da juíza Cristina Monteiro. Estiveram presentes à reunião Carlos Rebouças e os membros Adolfo Barros e André Cardoso (foto).

 

A desembargadora Edite Bringel garantiu que a juíza da 5ª Vara Criminal será afastada e que até o final de agosto será nomeado novo juiz substituto para a unidade, para assim, as audiências voltarem a ser realizadas.