A Câmara Municipal de Fortaleza, realiza hoje, 16, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado e em comemoração aos 78 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho, e será realizada às 19h30min, no plenário Fausto Arruda.

Foram convidados para a homenagem, a Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e Secção Ceará; Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e a Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (FESAC).

OAB Ceará

A história da Secção Ceará da OAB começou a ser construída no dia 7 de janeiro de 1933, no Fórum de Fortaleza, quando os advogados Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto receberam do Instituto dos Advogados do Ceará a missão de instalar a Seccional da Ordem no Estado.

A princípio, a OAB-CE foi presidida por Edgar de Arruda, tendo Clodoaldo Pinto como secretário. Eles elaboraram editais convocando advogados cearenses para integrarem o quadro da entidade, que inicialmente foi montado com 92 advogados, 21 provisionados e um solicitador (estagiário). A assembleia para compor a Diretoria da OAB-CE foi realizada em 30 de março de 1933, o dia que marca a instalação da Ordem no Ceará.

Fonte: CMFor