A OAB-CE, por intermédio da Comissão de Saúde, realizou audiência pública nesta quarta-feira, 24, com o objetivo de mostrar as propostas de locais para a construção do novo Hospital Regional Metropolitano, do Governo do Estado do Ceará.

Estiveram presentes o presidente da comissão, Ricardo Madeiro, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Agnel Conde Neto, a diretora do Centro de Ciência da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Gláucia Posso Lima, e a representante do Conselho Regional de Enfermagem, Carolina Maranhão, dentre outros.

“O objetivo da nossa proposta ao Governo do Ceará é indicar a candidatura da UECE à cessão de área física para a construção do Hospital Regional no Campus do Itaperi. A Universidade Estadual tem área física de 104 ha, está a 4 km do estádio Castelão e a 2 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Temos acesso favorável aos municípios da Região Metropolitana, e ainda pode ser construído um heliporto ao lado do hospital. Além de facilitar muito a aprendizagem dos alunos dos cursos de Saúde, e trabalhar em prol da população”, destacou Gláucia Posso.

“Se o Conselho Regional de Enfermagem já pudesse decidir o local, com certeza seria na UECE, por fazer parte de uma universidade, onde ajudará, também, diversos alunos. Espero que o local não seja decidido apenas por questão política, e sim pensando no melhor para a população”, afirmou Carolina Maranhão.

“Ele não é um hospital vinculado à UECE, mas do Governo do Estado. Ele será apenas um apoio para os alunos da UECE. Não temos outra opção melhor para a construção, e não temos também um hospital de grande porte que abrange toda aquela região. É um bom local e ficará bem centralizado para atender a população, tanto próxima quanto distante. Mas, infelizmente, há mais interesse político que social”, disse o conselheiro Agnel Conde Neto.

A audiência pública apresentou a proposta dos presentes e avaliou como positiva a construção do Hospital Regional Metropolitano no Campus do Itaperi, pois conseguirá abranger uma grande área, terá um complexo hospitalar centralizado e com boa estrutura.