O Núcleo Móvel de Digitalização está atuando na 9ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua. Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira, 1º. A unidade judiciária é a segunda a ser contemplada pelo projeto, em curso desde o dia 25 de julho deste ano. O objetivo é concluir a transformação dos autos físicos em arquivos digitais, nas varas em que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) já foi implantado.

 
A primeira beneficiada foi a 3ª Vara da Fazenda Pública. Em uma semana, foram mais de 200 processos escaneados, totalizando, aproximadamente, 14 mil páginas. Segundo Ésio Limaverde Neto, do Grupo Gestor da Virtualização de 1º Grau, a maioria dos autos estava com advogados, promotores ou procuradores de Justiça e, por isso, não foi digitalizada anteriormente.
 
Ele explica que, com o Núcleo Móvel, as unidades poderão trabalhar exclusivamente com o processo eletrônico, eliminando a tramitação em papel. A digitalização está sendo feita por 30 jovens ligados à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada). O convênio entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a entidade foi firmado no dia 16 de maio deste ano.
 
Eles atuam também na conversão para o meio digital das petições iniciais e procedimentos de acompanhamento que ainda chegam ao Fórum em papel. Por dia, são digitalizados, aproximadamente, 500 documentos, somando mais de cinco mil páginas.
 
De acordo com Ésio Limaverde, a alta produtividade se deve à motivação dos integrantes da equipe. “Eles encontraram oportunidade de trabalho e se sentem valorizados”, destaca.
 
Fonte: TJCE