Dentro das comemorações da Semana do Advogado, a OAB-CE realizou solenidade de entrega da Medalha Advogado Padrão 2011 nesta sexta-feira, 12, no auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O objetivo é reconhecer a contribuição de profissionais para a ordem jurídica do direito democrático.

Estiveram presente, dentre diversas autoridades, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, o vice-presidente da entidade, Júlio Ponte, o secretário geral Cleto Gomes, o tesoureiro Cristiano Alencar, o secretário geral adjunto Ricardo Barcelar, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará (CAACE), Leandro Vasques, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Damasceno Sampaio, o conselheiro federal Jardson Cruz, o conselheiro estadual Leonardo Carvalho, o deputado estadual Sérgio Aguiar, a defensora pública Angélica Bezerra e o coordenador da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), Moaceny Félix.

A solenidade teve sua abertura marcada pelo canto do Coral da OAB-CE, sob a regência do maestro Wilson Freire, interpretando o Hino Nacional e o Hino do Estado do Ceará. “É uma honra entregar a maior comenda do Estado, a Medalha Advogado Padrão, para profissionais competentes que zelam pela boa aplicação das leis, a rápida aplicação da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, declarou o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro.

Os 20 homenageados receberam da OAB-CE a Medalha. Foram os advogados Adrísio Barbosa Câmara, Aloísio de Sousa Cavalcanti, Anatália Massilon Pontes, Antônio Daudet Gondin Barreto, Francisco Hélio Gomes Ferreira, Francisco Irapuan de Paiva Campos, Francisco Massilon Torres Freitas, Francisco Ximenes de Albuquerque, Gilberto Alves Feijão, Iran da Costa Leite, José Sérgio Ponte Linhares, José Stélio Dias Magalhães, José William Cordeiro Sousa, Juvenal Lamartine Azevedo Lima, Maramaldo Campelo, Maria Lúcia de Castro Teixeira, Newton Cavalcante Pinheiro, Patrício de Sousa Almeida, Paulo Teles da Silva, e Tarcísio Brilhante de Holanda.

O presidente da CAACE, Leandro Vasques, declarou que esse dia foi para recuar no tempo e olhar para aqueles que auxiliaram os advogados e advogadas a construir uma história exemplar. “Hoje a OAB-CE se sente prestigiada em ter essas 20 personalidades e saber da história de vida deles. Por mais de três décadas atuaram de forma exemplar no exercício de suas profissões. Hoje a OAB-CE se afirma grata pela história de cada um dos homenageados. Para conseguir a Medalha não é simples, precisa, além de possuir 30 anos de inscrição, ter um passado brilhante”.

“A mim coube a difícil e honrosa tarefa de falar em nome dos homenageados. Eu saúdo toda a diretoria da OAB-CE em nome da defensora Angélica Bezerra. A Ordem está passando por dois momentos interessantes na sua trajetória, que tem chamado a atenção da sociedade e da classe. É a incansável defesa dos direitos humanos, da cidadania e democracia. O segundo momento é o Exame de Ordem, que estão dizendo que é um abuso e que fere a constituição. Nós não podemos entregar uma causa a um advogado analfabeto e perdê-la. Agradeço em meu nome e em nome dos homenageados essa grande honraria”, disse Francisco Hélio Gomes. Houve também o lançamento da obra “Uma mensagem de vida e novas crônicas”, de autoria do ex-presidente da OAB-CE, Luiz Cruz de Vasconcelos, in memorian.

“Nesse grande momento em que vive a advocacia, nós temos aqui inúmeros profissionais que compõem essa casa com maestria. Conviver com pessoas de conteúdo e caráter ético é uma honra, pois também passaram por lutas e pontos negativos, mas não baixaram a cabeça. Nesse um ano e meio, sempre lembro de pontos emblemáticos para ver o amanhã de forma positiva. Para mim, a maior felicidade da minha vida é a confiança dada por meus pais. Nós temos uma diretoria unida e com um único objetivo, trabalhar pelo advogado. Nossos 20 homenageados honraram e edificaram suas passagens pela vida de forma ética. O nosso trabalho e a nossa bandeira é defender a efetividade do judiciário que passa pela nossa frente. Um grande obrigado a todos os presentes e parabéns às nossas personalidades homenageadas”, enfatizou Valdetário Monteiro.