A OAB-Ceará iniciará obras de construção da sede própria da Subseccional de Crateus, atendendo justo pleito dos advogados e advogadas atuantes na Região de Inhamuns.

A Subseccional de Crateús está situada na região dos Inhamuns, abrangendo área de 30.795,60 Km², sendo composta por 20 municípios: Crateús, cidade sede, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril, Tauá, Ararendá, Catunda, Ipueiras, Monsenhor Tabosa e Poranga.

A população total do território é de 524.175 habitantes, dos quais 288.613 vivem na área urbana, o que corresponde a 55,06% do total. (fonte: Sistema de Informações Territoriais Governo Federal).

São mais de trezentos advogados e advogadas que trabalham todos os dias na Região de Crateus e Inahmuns, permanecendo a mais de quatrocentos quilometros da Capital e necessitando da presença efetiva da Ordem dos Advogados do Brasil.

A Justiça Estadual tem prédios próprios em quase todas as cidades da Região, sendo a Justiça Federal presente nos municipios de Crateus e Tauá, não diferente da Justiça do Trabalho, também instalada na região.

Com a interiorização da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal, aumenta ainda mais a necessidade de apoio ao grande fluxo de advogados no interior do Estado.

A distância da Capital e de outras Subseccionais com sede própria, dificulta o trabalho da atual Diretoria da Subseccional, que embora, formada por valorosos colegas, não tem como melhor servir a classe, considerando a falta de infra-estrutura da Subseccional na cidade de Crateús.

A falta de equipamentos para capacitação e apoio a advocacia da Região por si só, já justifica a urgência da construção da sede propria, que, terminada a obra, poderá realizar a capacitação telepresencial, fortalecer a advocacia de todas as cidades circo-visinhas e abrigar dignamente os colegas, fortalecendo toda a advocacia do Estado do Ceará.