O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu hoje, 17, uma limpeza geral e sem medo nos ministérios do governo Dilma para que o país possa começar a se livrar da corrupção que se transformou em um câncer na área pública e que precisa ser extirpado. "A sociedade está dando à presidente da República um crédito de confiança para promover uma ampla e definitiva faxina ética e política, como nunca foi feito antes, em governo algum. A presidente tem, pois, uma grande responsabilidade. É necessário que ela corresponda a essa confiança, fazendo não apurações de faz-de-conta, mas apurações definitivas, doam a quem doer".

 
Segundo o presidente nacional da OAB, a sociedade, que é atingida por uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo, não tolera mais essa falta de compromisso dos homens públicos com o dinheiro do contribuinte. "É importante que a sociedade brasileira tenha uma resposta da presidente Dilma que foi legitimamente eleita pelo povo. O que a sociedade quer são ações concretas de punição, tanto de cunho penal quanto em relação ao desvio funcional".
 
As afirmações de Ophir Cavalcante foram feitas durante entrevista ao comentar as recentes denúncias envolvendo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Ophir considera importante uma ação firme da presidente Dilma porque ela não pode ficar refém de interesses políticos e do jogo político-partidário. "Para enfrentar essa situação, terá de tomar medidas efetivas, não só de exoneração de pessoas, como vem fazendo, mas também no sentido da punição efetiva de quem se desvirtuou".
 
O presidente da OAB ressaltou que a entidade tem um partido, que é a sociedade brasileira e a advocacia. "Independentemente de uma iniciativa dessa natureza ser do partido A, B ou C, do presidente da República ou do governador, um movimento no sentido de extirpar esse câncer que é a corrupção no Brasil, certamente conta com apoio da OAB".
 
Fonte: OAB