A Seccional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil oficiou ao Conselho Federal da OAB solicitando que atue como Assistente nos autos do Processo que tramita no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que a OAB-CE solicita providências urgentes para solucionar os graves problemas na Justiça Comum Estadual.

Dentre as dificuldades enumeradas, constam inexistência de magistrados e servidores em inúmeras Comarcas do Interior, desastrosa virtualização no Tribunal de Justiça do Ceará, o que já provocou o desaparecimento de autos, sumiço de pastas, além de acúmulo de processos, dentre outros.

O documento foi entregue ao presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, que veio a Fortaleza abrir a II Conferência Estadual dos Advogados, aberta nesta quinta-feira, 25, e se estende até hoje à tarde. No fim da manhã d eontem, ele se reuniu, por mais de duas, com os Conselheiros Federais e Estaduais e presidentes das dez Subsecções do Ceará, na sede administrativa da OAB.

Ophir Cavalcante garantiu que o Conselho Federal da Ordem está “unido com o Conselho Seccional” na defesa pela melhoria da prestação jurisdicional.  “Vamos absorver essa luta e torná-la paradigma da sociedade brasileira. Essa luta sairá dos muros do Ceará para o Brasil”, garantiu o presidente. “Essa matéria passa a ser nacional. O Conselho Federal da OAB assume essa luta”, enfatizou.

Na oportunidade, o presidente da Seccional Estadual, Valdetário Andrade Monteiro, fez um relato sobre a situação do Judiciário cearense e balanço sobre as ações empreendidas pela atual gestão, como a criação do Centro de Apoio e Defesa dos Advogados e Advogadas, inauguração de 40 Salas de atendimento aos advogados, dentre elas a do Fórum Clóvis Beviláqua, considerada a maior e mais bem equipada do Norte e Nordeste brasileiro.