Várias homenagens a personalidades que têm se destacado na contribuição para melhoria da saúde no Brasil  e no Estado do Ceará foram feitas, hoje, na abertura do I Congresso Brasileiro de Direito e Saúde: Perspectivas e Desafios, que está sendo realizado pela OAB-CE, em Fortaleza.

O médico e advogado Ricardo Madeiro, grande responsável pela idealização do encontro inédito no País, foi agraciado com uma placa alusiva às ações que buscaram fomentar o segmento  ao longo dos anos e à atuação dele à frente da presidência da Comissão de Saúde da OAB-CE, uma das mais atuantes da Ordem  do Estado. “Fui pego de surpresa. Agradeço a lembrança e queria dizer que somente juntos podemos melhorar a situação da saúde no Brasil”, comentou.

Outra homenageada, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, também se emocionou ao receber a placa das mãos do diretor tesoureiro da OAB-CE, Christiano Pereira de Alencar, e um buquê de flores, simbolizando todas mulheres presentes, do diretor executivo da Fesac, Caio Falcão. “Eu dedico isso a toda a equipe que trabalha comigo na busca de um bem maior: a satisfação do destinatário final, que é a população brasileira usuária do Sistema Único de Saúde e da Saúde Suplementar”, pontuou.

O deputado federal João Ananias e o secretário estadual de saúde, Arruda Bastos, foram as outras duas personalidades agraciadas no evento. Para Ananias, “a honraria é um incentivo para continuar a luta por melhorias”. Já na opinião de Arruda, “é um estímulo para que funcionários da secretaria de saúde, verdadeiros abnegados pelo avanço da saúde no Estado, certifiquem-se de que estão no caminho certo”.

Amanhã, a programação do congresso terá prosseguimento com o debate dos seguintes temas:  Planos de Saúde Privados e o Código de Defesa do Consumidor – Principais Questões Geradoras de Conflitos; Novas Tecnologias e Custos no Cenário Atual do Sistema de Saúde Suplementar; Agência Nacional de Saúde Suplementar – Desafios e Persperctivas; e Terceirização e Cooperativismo no Serviço Público.