A OAB-CE está mobilizando as suas Seccionais instaladas no interior do Estado para que sejam alcançados os objetivos comuns de combate ao crack. Trata-se da mobilização “Caravana em Favor da Vida” em que a OAB-CE manifesta apoio integral à iniciativa.

A interação com órgãos públicos e a sociedade civil se faz premente no combate a esta nociva droga, que destrói milhares de lares em todo o país. “A OAB-CE não poderia se eximir por ser uma instituição que dá ressonância à voz da cidadania”, destaca o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

Segundo ele, a OAB-CE, dentro da sua função institucional, preconizada por lei federal apoia toda e qualquer campanha que busque preservar a dignidade da pessoa e a consolidação do pleno exercício da cidadania.

A OAB-CE faz sua intervenção sempre se colocando à disposição para prestar assessoria técnica na criação dos Conselhos Municipais ou visando o fortalecimento daqueles já existentes nos respectivos municípios que passam a se envolver mais diretamente na campanha, a partir da interação com a Caravana Contra as Drogas.

O público-alvo da campanha é formado por advogados, secretários de estado e de município e acadêmicos de Direito de todas as universidades de ensino de Fortaleza e do estado, além de familiares dos já cooptados pelo narcotráfico.

Objetivos

Entre os objetivos da campanha estão: motivar a sociedade, a partir de uma rede informativa dentro das escolas e dos meios de comunicação, para adoção de atitudes proativas ante os riscos e à diminuição da qualidade de vida, em seu sentido amplo; identificar e trabalhar as principais causas e consequências do uso inadequado e abusivo das drogas; elaborar material didático e informativo; exibir e debater documentários e filmes com teor ético-moral para desconstruir valores essencialmente consumistas; propiciar a abertura de grupos de terapia comunitária; incentivar a implantação e manutenção de Grupos de Ajuda Mútua para dependentes e co-dependentes; firmar parcerias com CAPS, secretarias de saúde, assistência social e comunidades terapêuticas para encaminhamento dos dependentes; auxiliar a promoção a reinserção social e familiar dos dependentes.

Além disso, consta ainda a realização de blitze educativas em locais estratégicos; campanhas e seminários sobre a prevenção; boletins informativos mensais; atividades de lazer, esportivas, culturais nas praças para os jovens, participação dos jovens em ações comunitárias, orientações de prevenção e redução de danos nos diversos campos; ações de reciclagem dentro do município, distribuição de panfletos em locais estratégicos.

Para discutir o tema, será realizada palestra dia 23 de setembro, às 15h, no auditório da OAB-CE, para advogados, alunos e familiares de advogados.