A Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, realizou na manhã da última quinta-feira, 1, no auditório da Fesac, a solenidade “Setembro Ouvidoria – Café com Homenagens”, com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará e do Coral da Seccional.

 

“O evento tem o objetivo de valorizar a advocacia, enaltecendo o aspecto da cidadania”, disse a ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha, ao dar início à abertura da solenidade.

 

O Coral da OAB-CE, acompanhado da Orquestra Filarmônica, cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Ceará, além de música popular brasileira. A orquestra, regida pelo maestro Gladson Carvalho, emocionou os presentes ao cantar e tocar clássicos conhecidos da música nacional e internacional.

 

Logo, em seguida, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, foi convidado para presidir a mesa do evento, que foi composta também pela secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo, pela presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Seção Ceará, (ABO-CE), Denise Fux, e pela controladora e ouvidora em exercício da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Rosângela Araújo.

 

Valdetário Monteiro destacou o trabalho realizado pela Ouvidoria da Seccional e a colaboração de todos os que fazem da OAB-CE, entidade voltada para a defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas cearenses.

 

“Fazer valer o juramento de defender a sociedade e pugnar pela boa administração da Justiça tem sido nossa maior bandeira de luta contra a morosidade do Judiciário e a favor da celeridade dos serviços jurisdicionais prestados à população do Estado”, frisou.

 

O dirigente da OAB-CE falou, ainda, do trabalho que está sendo realizado desde o início da atual gestão para atender às demandas da advocacia. “Com a inauguração da Sala do Advogado no Fórum Clóvis Beviláqua, os operadores de direito contam com amplo espaço e estrutura moderna para atender os profissionais no exercício da profissão. Instalamos, junto com a Fesac, dez antenas parabólicas em cada uma das subsecções da OAB, levando cursos à distância para milhares de advogados, além de qualificação profissional”, completou Monteiro.

 

Durante a solenidade, a OAB-CE, por meio da Ouvidoria, homenageou a secretária Mariana Lobo e o maestro Gladson Carvalho pelo trabalho e apoio dados ao projeto "Ouvidoria Itinerante – Ouve, sensibiliza e transforma”, levando música e cidadania aos detentos que cumprem pena nos presídios e casas de privação do Estado.

 

“Recebo com grande satisfação a homenagem da OAB-CE que está preocupada em ouvir os problemas da população, desenvolvendo a cidadania através do trabalho de humanização e pacificação social dentro das unidades penitenciárias do Estado”, salientou Mariana Lobo, ao receber a placa de homenagem das mãos do presidente da OAB-CE.

 

“Agradeço a homenagem e dedico esta comenda à Orquestra Filarmônica formada por jovens talentos da música no Ceará. A música é o fio condutor da cidadania. Agradeço ao jovem presidente da OAB-CE pela visão holística que possui e pelo enorme trabalho de cidadania que realiza fazendo frente à OAB Ceará”, disse o maestro Gladson Carvalho que recebeu a placa da ouvidora Wanha Rocha.

 

Estiveram, também, presentes à solenidade, diretores da OAB-CE, conselheiros seccionais, advogados do Centro de Apoio, Ouvidoria da OAB-CE, advogados e advogadas, além da imprensa.