Foi aberto com sessão solene äs na manhã da última quarta-feira, 14, o I Seminario de Altos Estudos de Administração Pública, no auditório do hotel Gran Maquise, na Beira Mar, em Fortaleza. O encontro foi promovido pelo Instituto Delmiro Gouveia (IDG) e tem como presidente o ex-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar, que deixa o cargo na compulsória, em meio a uma série de eventos e homenagens. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também participou do seminário.

 

A mesa da sessão inaugural contou com a presenca do vice-governador Domingos Filho, no exercício do cargo; do deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; do dr. Martonio Mont’Alverne, procurador-geral do município de Fortaleza, representando a prefeita Luizianne Lins; da procuradora Vanja Fontenele, da Procuraqdoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, representando a procuradora-geral Socorro França; do dr. Leonardo Resende, diretor do Fórum da Justiça Federal no Ceará; conselheiro José Valdomiro Távora, presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; da advogada Francilene Gomes, defensora pública geral do Estado; do dr. Sérgio Machado, presidente da Petrobras Tansportes S.A.- Transpetro, e do advogado Valdetário Monteiro, presidente da OAB-Ceará.

 

A primeira palestra técnica de quarta-feira foi proferida por Sérgio Machado, da Transpetro, que ofereceu visão bastante otimista do país nos próximos anos, a partir do crescimento das economias dos BRICs e a exploracao das primeiras etapas dos campos de petróleo do pré-sal.

 

Em seguida, falou  o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Jurandir Santiago, que abordou o tema Eficiência Administrativa e Desenvolvimento Econômico e Social.

 

O primeiro painel foi presidido pelo advogado Andrei Barbosa e o segundo pelo especilista em Direito Eleitoral Leonardo Henrique de Carvalho.

 

O evento prosseguiu na parte da tarde de quarta-feira, com mais três paineis, e na quinta, 15, e sexta-feira, 16, apresentando mais 12 painéis.

 

Fonte: DireitoCE.