Mais uma vitória da advocacia cearense. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, assumiu compromisso de instalar a 3ª Vara Criminal e a 3ª Vara Cível da Comarca de Sobral o mais breve possível. Assegurou, também, que nomeará dois magistrados para responderem por Varas da Justiça no Município.

 

A promessa foi feita, na manhã desta segunda-feira, 19, durante reunião com o presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, e comitiva de autoridades de Sobral, tendo à frente o prefeito Clodoveu Arruda. Também estiveram presentes à reunião o presidente da Subseção da OAB de Sobral, José Inácio Linhares, o procurador geral do Município, José Menescal, e o diretor do Fórum José Sabóia de Albuquerque, juiz Maurício Fernandes Gomes, além do presidente da Câmara de Vereadores de Sobral, João Alberto Adeodato Júnior, do coordenador da Defensoria Pública, David Gomes Pontes, e do coordenador do Movimento Justiça Já, conselheiro estadual da OAB-CE Edimir Martins.

 

O Judiciário em Sobral enfrenta diversos problemas. Além das duas Varas criadas e ainda não instaladas, a Comarca tem carência de cinco juízes titulares e quatro auxiliares. Elas são verificadas nas Varas da Família e Sucessões, na 2ª Vara Cível, na 1ª Vara Criminal, na 2ª Vara Criminal e 3ª Vara Criminal. De acordo com o diretor do Fórum, juiz Maurício Fernandes Gomes, 22 mil processos tramitam em cinco Varas e no Juizado Especial.

 

Valdetário Monteiro avalia como positivo o encontro com o presidente do TJCE, José Arísio Lopes, que, segundo o presidente da OAB-CE, tem se mostrado acolhedor às reivindicações da entidade. “O diálogo com o Tribunal de Justiça, expondo a necessidade da advocacia e da sociedade, permitirá avanços significativos na Capital e Interior do Estado".

 

O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, também está otimista. “A reunião foi boa. O presidente do TJCE demonstrou desejo de resolver os problemas e apresentar solução para as duas Varas. A solução vai beneficiar à população de Sobral”. Já o coordenador do Movimento Justiça Já, Edimir Martins, disse acreditar que as medidas construídas com a OAB-CE e o Tribunal de Justiça podem amenizar “a crítica situação das Comarcas de Sobral, Tianguá, Aracati, dentre outras”.