O Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, (NETP) vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em alusão ao Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, dia 23 de setembro, prepara ampla programação a partir do dia 19 com blitz educativa na Beira Mar e Aeroporto, cineclube no Dragão do Mar, mesa redonda e palestras. O Ceará possui um telefone para denúncias, que podem ser feitas anonimamente: (85) 3454-2199.

A semana inicia no dia 19 de setembro, às 14h, com a mesa redonda “O Tráfico de mulheres e crianças no Ceará”, no auditório da Secretaria da Justiça, que será aberta pela secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, bem como autoridades estaduais que trabalham no combate ao tráfico de pessoas.

Participam da mesa a Dra. Nilce Cunha (Procuradora da Procuradoria da República do Ceará), Dr. Thomas Vlasak (Delegado da Polícia Federal), Dr. Carlos Eduardo Paz (Defensor Geral da Defensoria Publica da União/CE) e Dra. Vanja Fontenele (procuradora de Justiça) e Dra. Renna Gomes (Delegada Titutar da Delegacia da Mulher).

A programação segue com plenária no Centro Cultural Bom Jardim dia 20, para discussão de propostas para o II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Também na terça-feira, haverá distribuição de material educativo no Aeroporto Pinto Martins. Na quarta, dia 21, o auditório do Centro Dragão do Mar exibe o filme “Para sempre Lilya” (Suécia/Dinamarca, 2002 – 109min).

No dia 22, um dos destaques da programação é a reunião para a criação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará. Será papel do Comitê, formado por diversos órgãos colegiados, a criação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. E no dia 23, uma blitz percorre a beira-mar.

Fonte: Jangadeiro Online