“Quando a advocacia sucumbir, sobre seus escombros estará a democracia”. A declaração é do presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Francisco Rinaldo de Sousa Janja, durante a inauguração da Sala de Apoio aos Advogados no Fórum Escrivão Manuel Florêncio Filho, em Aquiraz.

A solenidade, ocorrida na manhã desta sexta-feira, contou com a presença de dezenas de advogados e advogadas que militam no Município, além das juízas Maria Valdilene Sombra, da 1ª Vara; Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro, substituta da 1ª Vara; e Sandra Oliveira Fernandes, do Juizado Especial, além do coordenador do Movimento Justiça Já, Edimir Martins; do Conselheiro Federal da OAB, Mário Baratta; e do promotor de Justiça Bastião Cordeiro.

A Sala Antônio Tarcisio Maria Martins é a 24ª inaugurada este ano pela OAB-CE, permitindo aos advogados e advogadas cearenses conforto e dignidade no exercício de seu trabalho. De acordo com o presidente da Ordem no Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, a atual gestão tem apoiado a advocacia, não apenas garantindo-lhe infraestrutura, como as salas de apoio, mas, principalmente, na defesa intransigente das prerrogativas da categoria.

Desde janeiro de 2010, a OAB-CE não apenas denuncia, mas também apresenta propostas e efetiva ações por melhorias na prestação jurisdicional pelo Judiciário cearense. A Ordem criou o Movimento Justiça Já, realizou vigília 24 horas denunciando a precariedade no Poder Judiciário e representou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando providências urgentes em relação à realidade atual daquele Poder, no tocante à carência de magistrados (atualmente 58 comarcas estão sem juiz titular), falta de servidores e insegurança nos Fóruns do Interior, dentre outros problemas

O coordenador do Justiça Já, conselheiro estadual Edimir Martins, complementou que a atual gestão da entidade não tem medido esforços para garantir à classe respeito e integridade. “A OAB-CE tem atuação brilhante em defesa do advogado e de enfrentamento pelo melhoramento da Justiça.

Ao elogiar e parabenizar o presidente Valdetário Monteiro pelo trabalho realizado à frente da Ordem no Ceará, a juíza Valdilene Sombra se colocou à disposição dos advogados e advogadas com atuação em Aquiraz.