O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, participou, na tarde de ontem, do Seminário “Um basta na corrupção”, realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

 
 
O seminário foi uma iniciativa do deputado estadual Fernando Hugo (PSDB-CE) e reuniu autoridades, especialistas e lideranças sociais para debater com a sociedade estratégias e formas de combate à corrupção na política. 
 
 
Fernando Hugo ressaltou que “este debate não é apenas um falatório, é sim uma tentativa de alertar o povo cearense para partir na frente e dar um basta na corrupção”. “Não dá mais para suportar a corrupção grassando todo o País, impedindo a melhoria de qualidade de vida do povo”, afirmou o deputado. “Não dá mais para abrir revistas e jornais e todos os dias ver que diretores, secretários e políticos estão envolvidos em maracutaias. A sociedade não pode aceitar o silêncio que existe dentro do Congresso, das assembleias, dos tribunais omissos e coniventes”, concluiu o parlamentar.
 
 
Valdetário Monteiro enfatizou a necessidade de uma mudança no “jeitinho brasileiro”. “É importante que a população saiba que quando paga ao guarda para não ser multado dá espaço para a corrupção dos grandes”, argumentou.
 
 
O presidente da OAB-CE falou ressaltou a importância da isonomia que deve existir nas campanhas eleitorais quanto aos gastos com candidaturas e campanhas, e que a população deve ficar alerta e ser orientada para identificar e denunciar a corrupção. 
 
 
“A OAB-CE pugna pela lisura dos atos públicos e, em agosto deste ano, instalou o Comitê Institucional Permanente de Combate à Corrupção Pública com os objetivos de investigar, denunciar e mover ações contra maus gestores públicos, fiscalizando os recursos públicos para que eles não sejam deviados. Hoje, a Seccional também integra o Observatório da Corrupção, instrumento da OAB para que a sociedade exerça seu insistente interesse no rápido julgamento de casos de corrupção, acompanhando os andamentos e pleiteando os julgamentos em todas as instâncias”, completou.
 
 
Também participaram do seminário advogados e advogadas, o vice-presidente da Assembleia, Tin Gomes (PHS), a jornalista Adísia Sá, o promotor Francisco Romério Pinheiro, o jurista Djalma Pinto, os deputados Moésio Loiola (PSDB) e Mirian Sobreira (PSB); o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Soraia Vitor; o procurador chefe da Fazenda Nacional, Luiz Martins; prefeitos e vereadores de vários municípios; estudantes; e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs).