A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná escolheu o advogado criminalista e ex-presidente da Seccional Élio Narezi (1928-2001) para ser o patrono local da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada pelo Conselho Federal da OAB na cidade de Curitiba (PR) de 20 a 24 de novembro. A história de vida e a trajetória profissional de Élio Narezi, marcada pela luta incessante em favor das garantias e direitos individuais, justificam a homenagem que será prestada pela OAB.

Narezi foi presidente da OAB do Paraná por duas gestões, de 1971 a 1975, num dos períodos mais difíceis da história política do Brasil. O país ainda vivia sob a ditadura militar quando, sob sua presidência, em 1972, foi realizado em Curitiba o encontro de presidentes de Seccionais da OAB. Desse encontro nasceu a Declaração de Curitiba, que condenou o Ato Institucional nº 5 e o regime de arbítrio vigente na época. Foi um ato de coragem e o primeiro gesto de uma instituição civil brasileira contra a ditadura. O patrono nacional da Conferência será o renomado jurista mineiro Caio Mário da Silva Pereira.

Fonte: OAB