A Comissão de Direito Sindical da Seccional Ceará, por meio de oficina ministrada por seus membros, participou do XXXIII Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas (Conat), realizado em Fortaleza, no último fim de semana.

O presidente da Comissão,  Thiago Pinheiro de Azevedo abordou o lado mais prático da vida do advogado sindical quanto aos trâmites ligados aos registros, desmembramentos, base territorial, enquadramento das categorias e carta sindical.

Clovis Renato Costa Farias explicou o que se entende por Liberdade Sindical (Convenção 87/OIT e Constituição de 1988) e Projetos de Lei que pretendem por fim à unicidade sindical no Brasil. Ele ainda proferiu a respeito do constitucionalismo sindical, a história do sindicalismo,  movimentos grevistas e tutela coletiva, tudo mesclado a noções sociais sobre democracia e estado social.

Estiveram presentes  diversos advogados trabalhistas de vários estados brasileiros, sindicalistas, representantes de empresas de recursos humanos,  dentre os quais se destacaram os membros da Comissão de Direito Sindical de Minas Gerais.