O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e o conselheiro estadual, Paolo Gurgel, estão acompanhando de perto o caso do duplo assassinato ocorrido em Juazeiro do Norte, no mês passado, em que foram mortos o vereador daquele município, Amarílio Pequeno da Silva, e o policial civil aposentado, José Alves Bezerra.

De acordo com Valdetário, a Ordem está  observando o cumprimento da lei em relação ao tratamento do advogado e ex-procurador de Juazeiro, Irlando Linhares, acusado de ser o mandante do duplo assassinato, e que está recolhido, em um local isolado, na carceragem da Delegacia Regional de Polícia, em Juazeiro.

Segundo o conselheiro estadual da OAB-CE, Paolo Gurgel, nesse primeiro momento, o advogado Irlando foi apenas indiciado. "Indepentemente de culpado ou inocente, a preocupação inicial é que ele seja recolhido a um local condigno e que seja resguardada a sua vida. Estamos tentando transferi-lo para Fortaleza", informou Paolo.

Conforme o conselheiro, caso seja considerado culpado, o advogado Irlando Linhares poderá ser excluído dos quadros da OAB-CE, mas a decisão não caberá à Subsecção de Juazeiro. "Essa decisão só poderá ser tomada no âmbito estadual", confirmou.

O advogado e ex-procurador de Juazeiro, Irlando Linhares, é o principal suspeito de ser o mandante das execuções. Ele se apresentou, na manhã de sábado, à polícia. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela juíza da Comarca de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Linard. Outros quatro acusados foram presos neste fim de semana. Todos estão na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.