Com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (AJAforte) e do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus), foi lançada, na tarde desta quinta-feira, 13, a campanha pela agilização do Judiciário cearense, considerado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o mais congestionado do país.

A mobilização aconteceu na entrada do Fórum da Justiça Estadual Clóvis Beviláqua, e reuniu dezenas de servidores do fórum, além de advogados que prestaram seu apoio à iniciativa.

Representando à OAB Ceará, o Conselheiro Estadual e coordenador do movimento “Justiça Já”, Edimir Martins, inteirou o total apoio dado pela entidade à categoria dos servidores da justiça, ressaltando o papel institucional da Seccional na luta contra a morosidade do Poder Judiciário e a favor da celeridade dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade.

“A conquista do direito não se faz de forma isolada. É importante que haja mobilização da categoria e da população, em geral, para a ampliação dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade. A OAB Ceará encampa todas as lutas dos servidores desta casa, e de todos os advogados, em nome da celeridade da justiça e do poder judiciário cearenses”, enfatizou Edimir Martins.

Os servidores e oficiais de justiça do Estado lutam pelo aumento da jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais, além da aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2012, a ser votada pela Assembleia Legislativa do Estado.

Participaram, também, do lançamento da campanha o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA), Dr. José Navarro, e os advogados do CADAA, Robson Sabino e Paulo Oliveira, o presidente do Sindojus, Mauro Xavier, o representante do Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual (Sindjustiça), Roberto Eudes,  e o diretor de formação sindical do Sindojus, João Batista Fernandes.