Brasília, 05/10/2011 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, conduziu hoje (05) a reunião preparatória para a próxima Marcha Contra a Corrupção e a Impunidade, que será realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no próximo dia 12. Na reunião, Ophir lembrou que esta será uma marcha apartidária e ressaltou que o interesse principal da OAB em estar presente é defender a cidadania. "Nosso objetivo é somar para a marcha do dia 12. Vamos marchar mais uma vez contra a corrupção, assim como fizemos no dia 7 de setembro", afirmou Ophir Cavalcante.

Ainda segundo Ophir, um dos temas que a OAB levará como bandeira para a Marcha é a defesa da manutenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão competente para examinar processos e punir magistrados que desonram a toga, atribuição que vem sendo ameaçada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade número 4638. A Adin foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para que tais punições sejam reservadas apenas às Corregedorias dos Tribunais.

Na reunião, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou a importância da convocação para a Marcha feita pelas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na última marcha, que reuniu 30 mil pessoas na Esplanada. Também participaram da reunião, no Salão Nobre da sede da OAB, o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Rodrigo Montezuma, do Movimento de Combate à Corrupção (MCC), bem como integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Pela OAB, também estiveram presentes o secretário-geral do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, o presidente da Seccional da OAB do DF, Francisco Caputo Bastos, e as conselheiras federais pelo Distrito Federal, Daniela Rodrigues Teixeira e Meire Monteiro Mota. Os presidentes de Seccionais e conselheiros federais também foram convidados por Ophir Cavalcante para a Marcha do dia 12.