As denúncias de envolvimento de um advogado na invasão armada contra propriedades alheias no Município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), reveladas com exclusividade pelo Diário do Nordeste, chegaram, ontem, à Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará). Uma das vítimas da ´grilagem´ naquele Município fez uma representação contra o acusado, fato que deverá ensejar uma investigação por parte do Conselho de Ética da entidade e poderá levar à cassação do implicado no caso.

A representação foi protocolada na manhã de ontem, ao mesmo tempo em que outras seis vítimas do delito já foram identificadas. O caso vinha se arrastando há anos em Caucaia, mas, por medo de represálias e diante de ameaças, as vítimas vinham mantendo-se em completo silêncio.

Apurar

O advogado acusado de comandar a ´grilagem´ chama-se Francisco Rodrigues Sobrinho, mais conhecido em caucaia pelo nome de ´doutor Tom´. Ele já foi denunciado, através de Boletins de Ocorrência (B.Os.) e de notícia-crime nas delegacias Metropolitana de Caucaia (DMC) e 22º DP (Icaraí), onde foram instaurados inquéritos por crimes de ameaças de morte e invasão de propriedades.

As denúncias formais contra o ´doutor Tom´ foram encaminhadas aos órgãos policiais desde o mês passado. Vítimas e testemunhas estão sendo ouvidas. Por várias vezes, a Reportagem tentou, sem sucesso, ouvir o advogado. Na semana passada, ele informou que iria enviar documentos à Redação para provar que as terras ditas como ´invadidas´ são de sua propriedade. Tais documentos ainda não apareceram.

Conforme as vítimas (que temem represálias), suas terras vêm sendo invadidas pelo advogado, que usa ´capangas´ armados para intimidar os proprietários e, ao mesmo tempo, cercar os terrenos. Uma denúncia de furto de material também foi registrada pela Polícia contra o advogado. Vítimas agora encaminharão o mesmo teor das denúncias ao Ministério Público Estadual e à Justiça Federal.

Fonte: Diário do Nordeste