O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, entregou, ontem (20), ao renomado constitucionalista José Afonso da Silva a medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. A entrega solene ocorreu na abertura festiva da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que acontece no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba até a próxima quinta-feira (24).

Nascido em 1925 no distrito de Buritizal, em Minas Gerais, José Afonso da Silva chegou em São Paulo em 1947. De origem humilde, trabalhou como de garimpeiro, padeiro, lavrador e alfaiate até graduar-se, no ano de 1957, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), do Largo São Francisco. Especialista em Direito Constitucional. Atuou durante vários  anos como procurador do Estado de São Paulo, além de ter sido secretário da Segurança Pública do Estado de 1995 a 1999.

José Afonso se notabilizou pelos trabalhos de assessoramento à Assembléia Nacional Constituinte, tendo participado ativamente do processo de elaboração da Constituição de 1988. É autor de diversas obras de referência no Direito Constitucional brasileiro. Sua obra clássica – Curso de Direito Constitucional Positivo -, hoje na 34ª edição, é tida como mais completo e atualizado estudo sobre a Constituição de 1988.

No discurso de homenagem ao jurista, Alberto de Paula Machado afirmou que o jurista José Afonso da Silva "não se limitou a acender sua luz no Direito, mas fez sua tocha queimar tão brilhantemente que iluminou o caminho dos advogados brasileiros".  Conduz os trabalhos no ExpoUnimed o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, com a presença de toda a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, dirigentes de Seccionais da entidade nos 27 Estados, membros honorários vitalícios e diretoria da Seccional da OAB do Paraná.