Presidente da OAB no Ceará, Valdetário Monteiro, diz enxergar o resultado com tristeza. Contudo, cita a melhora do quadro em relação à edição anterior e classifica o atual desempenho do Estado como “considerável melhora”.

Ele diz já ter conversado com os coordenadores dos 17 cursos de Direito existentes aqui, apontado o que chama de “elementos de preocupação” e pedido melhorias. “Mostramos a importância de uma formação mais completa, porque o advogado é, acima de tudo, um formador de opinião”, pondera.

Valdetário fala em criar um selo estadual para a OAB-CE poder fazer uma classificação própria de recomendação dos cursos. Os critérios de avaliação seriam mais amplos do que o selo nacional.

Além do Enade e do exame da própria ordem, os serviços prestados às comunidades do entorno também seriam analisados. Será o quesito “inserção social”. De acordo com o presidente, a ideia é implementar o selo estadual até o fim de janeiro de 2012.

O assunto também já teria sido tratado com os coordenadores de curso, em reunião semana passada. “Temos que melhorar muito ainda. Com isso, vamos fomentar a competição entre as faculdades de modo a melhorar a formação dos alunos e entrosar ainda mais a OAB com a academia”, aposta.

Valdetário Monteiro destaca, ainda, a criação da Medalha Professor-Advogado Padrão, que premia os 20 melhores profissionais do Estado. A condecoração acontecerá em 5 de dezembro. “Os nomes são votados no conselho seccional. São pessoas com mais de dez anos de cátedra”, revela o presidente.

Fonte: Jornal O POVO