O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (20) na cerimônia festiva inaugural da XXI Conferência Nacional dos Advogados que o tema central do evento – Liberdade, Democracia e Meio Ambiente – foi escolhido pela OAB por ser uma pauta mundial que cataliza as preocupações de praticamente toda a humanidade no mundo contemporâneo. Ele salientou, durante entrevista, que, com esse megaevento, que reúne mais de 7 mil advogados, "a OAB quer reafirmar que a advocacia brasileira está sintonizada com as demandas mundiais por liberdade e democracia; a OAB sempre foi e sempre será vanguarda, e continuará com esta postura a favor da cidadania e da sociedade brasileira".

A abertura da cerimônia festiva lotou os 2.400 lugares do auditório do Teatro Positivo do Centro de Convenções ExpoUnimed e foi marcada por um vídeo contando a história das conferências nacionais da OAB – inclusive a que foi realizada em Curitiba em 1978, quando a entidade era presidida por Raymundo Faoro e, em plena ditadura, reivindicou a volta das liberdades e da democracia. Em seguida, foi apresentada uma peça teatral produzida pelo ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto, contando os 80 anos de história da OAB, assistida por Ophir Cavalcante e toda a diretoria – integrada pelo vice-presidente Alberto de Paula Machado, o secretário-geral Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o diretor tesoureiro Miguel Cançado, e a secretária-geral adjunta Márcia Machado Melaré -,  além de  autoridades dos três Poderes,  conferencistas convidados, advogados e estudantes que vão participar desses cinco dias de evento, que termina na próxima quinta-feira (24).

O presidente nacional da OAB destacou  que a conferência chamará a atenção para a importância de se dar conteúdo social, ético e moral às liberdades no Brasil. "A liberdade está presente em nosso dia-a-dia, mas pouco adianta teremos uma liberdade escrita na Constituição se na prática ela não acontece; é necessário que cada vez mais se diminua a desigualdade entre os pobres e ricos, que se permita a universalização da educação e da saúde – são desafios que a sociedade brasileira tem e frente aos quais a advocacia brasileira pretende dar uma contribuição cada vez mais com o sentido de solucioná-los".  Ophir concluiu: "a advocacia brasileira sempre foi de vanguarda, sempre esteve à frente  nos pelotões de choque da democracia para o primeiro embate; e vai continuar a ter essa postura em favor da cidadania e da sociedade brasileira".

Fonte: Conselho Federal da OAB