Servidores da Justiça Federal (JF) realizaram, durante todo o dia de ontem, paralisação total das atividades.

Segundo Jesu Junior, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do Estado do Ceará (Sintrajufe/Ce), a ação foi uma forma de dar mais visibilidade à greve iniciada no último dia 24.

Desde a deflagração da paralisação, os servidores mantiveram o mínimo de 30% em atividade para que a greve não fosse considerada ilegal, mas, ontem, todos os serviços da JF foram interrompidos.

Segundo o Sintrajufe/Ce, a Justiça Federal, em Fortaleza, atende cerca de 1.500 pessoas por dia, e nenhuma delas encontrou os serviços normalizados.

O Ceará é um dos 20 estados que aderiram à greve dos servidores. Em todo o Brasil, os grevistas reivindicam por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e pelo Plano de Cargos e Carreiras. “O Governo tem apresentado uma postura irredutível e intransigente.

Há recurso para cobrir o aumento, mas não tem sido destinado para isso”, aponta o diretor do sindicato.

De acordo com Jesu, há cinco anos não há reajuste salarial para os servidores, e o aumento de 56% pedido seria o suficiente apenas para recomposição da perda salarial.

Se as exigências não forem acatadas, afirma Jesu, o reajuste só será efetivado em 2013.

“O maior problema é o grande período sem reajuste, e por isso a causa está tendo uma grande adesão”.

Os grevistas são contra o Projeto de Lei 549/2009, que limita as despesas da União com servidores e é interpretado como o congelamento dos salários.

O Ministério do Planejamento não prevê o aumento até que o remanejamento de recursos seja aprovada na Câmara dos Deputados.

Os trabalhadores apresentaram emendas à Câmara pedindo a inclusão da previsão orçamentária para implementação dos PL 6613/09 e 6697/09, que preveem o aumento para os servidores.

Segundo Jesu, até que elas sejam votadas e aprovadas, a greve deve continuar com paralisações totais às quartas-feiras.

Serviço

Para evitar transtornos, quem deseja ir à Justiça Federal para resolver algum assunto pode entrar em contato com o Sintrajufe/Ce para se certificar os serviços disponíveis. Telefone: 3521 2754

Site: www.sintrajufe-ce.org.br

Fonte: O Povo