O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, na manhã de segunda-feira (14/11), o 23º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza. A nova unidade fica localizada no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A instalação do JECC no estabelecimento de ensino superior foi resultado da parceria entre as duas instituições. A estrutura conta com área total de 316 m², divididos nos setores de atendimento, secretaria e salas do juiz, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Conta ainda com local para espera de audiências e espaço para as sessões. O presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, foi representado pelo diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho.

Ele ressaltou a importância da parceria entre o Judiciário estadual e a Unifor, que resultará na melhora da prestação dos serviços. “A população e os alunos terão plena oportunidade de entender o que é a Justiça”.

A reitora da Universidade, Fátima Maria Fernandes Veras, afirmou que a iniciativa trará benefícios à sociedade. “Será um grande progresso não só para os alunos, mas também para toda a comunidade. Com certeza, o aprendizado se tornará mais eficaz e eficiente”.

De acordo com a juíza Valéria Carneiro Barroso, titular do 23º JECC, a ação irá colaborar para a prática de novos conhecimentos por parte dos alunos, que poderão viver novas experiências, além de proporcionar melhor atendimento para a população. “Me sinto feliz por assumir essa responsabilidade”.

Também compareceram à solenidade o desembargador Paulo Camelo Timbó, presidente da Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza; a secretária especial de Panejamento e Gestão do TJCE, Ana Katarina Fonteles Soares; a procuradora geral de Justiça Socorro França; a defensora pública do Estado, Francilene Gomes, além de juízes e servidores do Judiciário cearense e funcionários e alunos de Direito da Unifor.

 

Fonte: STJ-CE